Vale a pena usar exercício excêntrico em indivíduos com tendinopatia do calcâneo de porção média?

DOI: 10.1136/bjsports-2018-099934
IG LINK: @phasegroup


Uma revisão sistemática teve por objetivo verificar a efetividade do Exercício Excêntrico (HECT) comparado a história natural da doença, Exercício Sham/Placebo,  fisioterapia tradicional e outras medidas de intervenção por exercício em indivíduos com tendinopatia do calcâneo de porção média.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔸Sete estudos entraram nesta RS. Apenas estudos que utilizaram VISA-A como medida de desfecho foram aceitos. Um estudo comparou a efetividade do HECT a história natural da doença (wait-and-see approach). Dois estudos comparam com fisioterapia tradicional (Fisioterapia manual, Ultrassom, Taping, Massagem profunda). 4 estudos compararam o HECT a outras tratamentos por exercício. Nenhum estudo comparou com intervenção por exercício Sham/Placebo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔸Após análise do corpo da evidência os autores concluíram: HECT parece ser superior a fisioterapia tradicional e história natural, mas a qualidade da evidência é baixa e muito baixa, respectivamente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔸HECT parece ser inferior a outras formas de intervenção por exercício mas a qualidade do corpo da evidência é baixa. Ps: Nesse caso a diferença média entre os grupos foi de apenas 5 pontos no VISA-A. Esta medida foi importante estatisticamente mas não parece ser importante em termos clínicos.

Comentários

Postagens mais visitadas

Protocolo POLICE x PRICE

Treinar CrossFit ® é seguro?

O teste de WINDLASS é bastante preciso para diagnosticar fascite plantar