Indivíduos com Dor Plantar do Calcâneo (Fascite Plantar) apresentam menor força e volume da musculatura do pé quando comparado com sujeitos saudáveis.

DOI: 10.2519/jospt.2019.8588
IG LINK: @phasegroup


Esta revisão sistemática realizada na JOSPT em 2019 teve como investigar se existem diferenças na força  e volume muscular dos músculos do pé em indivíduos com e sem dor plantar do calcâneo.

Sete estudos de natureza transversal entraram na revisão.  Os resultados mostraram que indivíduos com DPC apresentaram menor força de flexão plantar do primeiro e quinto dedo. Na análise do volume muscular, feita em dois estudos através de RNM, foi verificado uma alteração negativa naqueles com DPC. Nenhuma diferença foi encontrada na força de resistência dos músculos flexores plantares. Um dos estudos verificou ainda reduzida força dos músculos evertores e invertores do tornozelo.

Em tese, uma menor força dos músculos do pé pode contribuir para maiores cargas sobre as estruturas passivas do pé e contribuir com a piora da condição. Esta hipótese precisa ser investigada.

Cuidado: De maneira geral os resultados mostraram níveis reduzidos na qualidade da evidência (avaliada pelo sistema GRADE). Isto significa que futuros estudos podem, muito provavelmente, alterar a direção dos resultados.

Comentários

Postagens mais visitadas

Protocolo POLICE x PRICE

Treinar CrossFit ® é seguro?

O teste de WINDLASS é bastante preciso para diagnosticar fascite plantar