Protocolo POLICE x PRICE

DOI:10.1136/bjsports-2011-090297 
IG LINK:@phasegroup

❄O protocolo PRICE (proteção, repouso, gelo, compressão e elevação) ja é um principio básico no tratamento de lesões agudas de tecidos moles.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
❕Porém, o repouso deve ser apenas imediatamente após a lesão e ter curta duração, pois esse período de ausência de carga pode causar alterações biomecânicas e morfológicas no tecido.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔸Cargas mecânicas progressivas são mais propensas a restaurar a força e característica morfológica desses tecidos, como no estudo de Bleakley et al. 2010, onde observou-se a efetividade da mobilização precoce em casos de entorse agudo de tornozelo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔸O possível mecanismo seria um aumento na expressão de RNAm em proteínas associadas com o reparo de tecidos moles, já demonstrado em estudos com animais. Contudo, o desafio na prática clinica é encontrar o equilíbrio na quantidade de carga imposta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
➕💡Se essa carga é muito grande, um novo dano no tecido pode acontecer. Nesse sentido, o termo carga ótima (optimal loading - OL) viria a substituir o repouso total e nos traria um novo termo - 🚨POLICE🚨, que não seria uma fórmula a ser seguida, mas uma nova maneira de pensar em estratégias de imposição de carga na reabilitação de lesões agudas de tecidos moles.

Comentários

Postagens mais visitadas

Treinar CrossFit ® é seguro?

O teste de WINDLASS é bastante preciso para diagnosticar fascite plantar