Imersão em água fria não acelera a recuperação após 10 km de corrida de rua

DOI: 10.1080/02701367.2019.1659477
IG LINK: @josemirdutrafisio

O uso de estratégias para garantir uma melhor recuperação pós-esforço é frequente em ambientes esportivos. Existem várias intervenções disponíveis para recuperar os danos musculares induzidos pelo exercício, mas a imersão em água fria (CWI) se destaca entre elas.
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) publicaram um ensaio clínico onde foi analisado os efeitos do CWI na recuperação e os marcadores de dano muscular após uma corrida de rua de 10 km. 📌30 corredores de rua recreacionais masculinos foram aleatorizados em 3 grupos, imediatamente após uma corrida de 10 km: grupo controle (repouso por 10 minutos), grupo imersão (10 minutos imersos em água sem gelo à temperatura ambiente) e grupo CWI (10 min imersos em água com gelo a 10oC). 📌Foi avaliado dor, distância do salto triplo, o pico de torque isocinético e a concentração de CK no sangue em diferentes momentos. Um pesquisador, cego pelas intervenções, foi responsável por avaliar e reavaliar os indicadores clínicos, funcionais, neuromusculares e bioquímicos. 📌A imersão em água fria a 10 ° C por 10 minutos não foi mais eficaz do que a imersão em água à temperatura ambiente e descanso na recuperação do desempenho funcional, torque e concentração de CK após corridas de rua de 10 km. 📌Minha nota:
🧠Maravilha poder ver pesquisa Brasileira nesse nível, mas tenho uma pequena observação. Pelo que entendi, os autores relatam que não realizaram nenhuma avaliação 48 horas após a intervenção, porque os resultados do estudo piloto mostrou que o desempenho retornou aos níveis basais após aproximadamente 24 horas. Entretanto, na minha opinião, seria interessante avaliar a dor 48h após a corrida, visto que o pico de dor muscular tardia é entre 24 e 48h após o exercício.

Comentários

Postagens mais visitadas

Protocolo POLICE x PRICE

Treinar CrossFit ® é seguro?

O teste de WINDLASS é bastante preciso para diagnosticar fascite plantar