O método McKenzie e os exercícios de controle motor para pacientes com dor lombar crônica que possuem preferência direcional


O objetivo primário deste estudo foi comparar os efeitos a longo prazo (1 ano) do método de McKenzie e exercícios de controle motor na espessura dos músculos do tronco em pessoas com dor lombar crônica (LBP) e uma preferência direcional.
.
.
70 adultos com mais de 3 meses de dor lombar e uma preferência direcional participaram do estudo. .
.
Os participantes foram randomizados para receber 12 tratamentos do método McKenzie ou exercícios de controle motor durante oito semanas.
.
.
A espessura muscular do transverso abdominal, oblíquo interno e obliquo externo foram medidos através de imagens ultrassonográficas. Os desfechos secundários incluíram função, percepção global e dor.
.
.
As medidas foram coletadas no baseline, após a intervenção em 8 semanas, e em 1 ano de follow-up por avaliadores cegos. O presente artigo enfoca o acompanhamento de 1 ano.
.
.
Cinquenta e oito participantes completaram a coleta de dados para o resultado primário em 1 ano. .
.
Não houve diferença significativa entre os grupos quanto às alterações na espessura dos músculos do tronco para qualquer um dos três músculos investigados: transverso do abdome [3,4%, intervalo de confiança de 95% (IC): -4,6%, 11,3%], obliquo interno [-3,8%, IC95%: −9,3%, 1,6%] e obliquo externo [3,4%, IC 95%: -4,3%, 11,1%]. .
.
Da mesma forma, não houve diferenças significativas entre os grupos para os desfechos secundários de função, percepção global e dor.
.
.
A espessura dos músculos do tronco, a função, a percepção global e a dor são semelhantes entre os pacientes que receberam o método McKenzie ou exercícios de controle motor em um ano de acompanhamento em uma população de pessoas com dor lombar crônica e uma PREFERÊNCIA DIRECIONAL.
.
.
Vale lembrar que nesse estudo participaram Mark Halliday e Helen A. Clare (Diretora Internacional de Educação do Instituto McKenzie Internacional)
.
.
Minha nota: Esse mesmo modelo de estudo foi testado anteriormente pelos mesmos autores em 8 semanas, e o resultados foram os mesmos!
.
Os terapeutas que trataram os pacientes eram todos credenciados pelo método Mckenzie!
.
Todos os pacientes do estudo apresentavam PREFERÊNCIA DIRECIONAL.

Comentários

Postagens mais visitadas

Protocolo POLICE x PRICE

Treinar CrossFit ® é seguro?

O teste de WINDLASS é bastante preciso para diagnosticar fascite plantar