Dor patelofemoral: Atividade física, em geral, pode ser tão eficiente quanto exercícios isolados no quadril ou joelho


Um ensaio clínico randomizado controlado, publicado em maio desse ano, não encontrou diferenças - no curto prazo - na eficácia da combinação da educação do paciente com o exercício focado no joelho, ou com o exercício focado no quadril ou com o treinamento livre (não focado em exercícios isolados) para pacientes com dor patelofemoral (PFPS).
.
.
👉 O estudo foi realizado com 112 pacientes, com idade entre 16 e 40 anos , duração de sintomas de 3 meses e com um diagnóstico clínico de PFPS. Nenhum participante demonstrou evidência de outra patologia.
.
.
Os pacientes foram randomizados em 3 grupos para uma intervenção de 6 semanas. Todos os grupos receberam um componente educacional ( uma informação oral e escrita padronizada no momento da inclusão no estudo) combinado com exercício isolado focado no quadril (n = 39), ou exercício tradicional focado no joelho (n = 37) ou atividade física livre (n = 36).
.
.
👉A educação do paciente teve como
objetivo reduzir a cinesiofobia e incentivar a auto-eficácia dos sintomas. Para os participantes, a PFPS foi referida como "dor de sobrecarga" e não como uma "lesão". Os tradicionais conselhos para evitar certas atividades ou se concentrar em determinadas posições biomecânicas "corretas" dos membros inferiores não foram dados, pois os autores acreditavam que isso pode contribuir com o aumento da cinesiofobia (💪).
.
.
Como resultado não houve diferenças entre grupos em nenhum desfecho primário (dor anterior no joelho) ou secundário (cinesiofobia, auto-eficácia, step-down, força muscular) aos 3 meses, exceto para força de abdução do quadril (grupo isolado do quadril) e força de extensão do joelho (grupo isolado do joelho).
.
.
👉Será que podemos considerar que quanto menos específico for um problema de dor, menos específico pode ser a nossa intervenção de exercícios? Por exemplo, PFPS contra dor no joelho apenas ao subir escadas.

Comentários

Postagens mais visitadas

Protocolo POLICE x PRICE

Treinar CrossFit ® é seguro?

O teste de WINDLASS é bastante preciso para diagnosticar fascite plantar