Não existe um único músculo que é o melhor estabilizador da coluna

IG LINK: @resgatedomovimento
PMID: 12832165

"Alcançar a estabilidade não é apenas uma questão de ativar um ou outro músculo específico, seja ele o multifido ou qualquer outro. Alcançar a estabilidade é um objetivo dinâmico, que muda continuamente em função dos torques tridimensionais necessários para dar suporte às posturas, a rigidez necessária para antecipação de cargas inesperadas ou para se preparar para a necessidade de se mover rapidamente..."
.
.
Apesar de há algum tempo eu já não concordar com grande parte dos argumentos e pressupostos teóricos do McGill, reconheço a importância que ele tem para a área do treinamento e reabilitação. Principalmente por levantar questões pertinentes à segurança da prática de atividade física (embora eu acredite que algumas de suas opiniões geram uma forte viés de generalização).
.
.
Essa é uma revisão de 2003, provavelmente em resposta a grande repercussão da época entorno da estabilização do "core" a partir de um único ou algum par de músculos, como o transverso ou o multífido. É sempre bom ler que o contexto importa. Para mim é fundamental.
.
.
Logo, acredito que não há como defender um exercício como sendo "o melhor para isso ou aquilo" ou "a melhor estratégia de ativação do core", se não for informado quem está fazendo, como está fazendo, quanto está fazendo e quando está fazendo. Tão pouco criticar determinado exercício como sendo "prejudicial para a lombar". Se não for informado o contexto, a discussão vai sempre se manter no vazio nível do "certo ou errado".

Comentários

Postagens mais visitadas

Protocolo POLICE x PRICE

Treinar CrossFit ® é seguro?

O teste de WINDLASS é bastante preciso para diagnosticar fascite plantar