Posição de dormir não está associada com a dor no ombro ou tendinopatia do manguito rotador

DOI: 10.1186/s12891-018-2319-9
IG LINK: @phasegroup

😴Este estudo transversal investigou se existe uma associação entre a posição preferida de dormir e a prevalência de dor no ombro e tendinopatia do manguito rotador (TMR)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔸Foi hipotetizado que as posições de dormir com membro superior acima da cabeça ou dormindo de lado aumentariam o risco de dor no ombro e TMR. No entanto, nenhuma associação com maior prevalência dessas condições do ombro foi encontrada neste estudo. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✅Ao contrário, as hipotéticas posições de sono de maior risco, “freefaller” e “starfish"(ver segunda imagem) tenderam a ser uma associação protetora.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⚠A principal limitação é o delineamento transversal deste estudo. Assim, pode haver menor prevalência de dor no ombro na posição de sono com maior risco previsto (freefaller, por exemplo) não porque é protetora, mas porque indivíduos com essas condições dolorosas podem não tolerar e preferir essa posição .
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⚠Além disso, algumas variáveis potenciais (travesseiros, firmeza do colchão, dormir sozinho, qualidade do sono) não foram coletadas e poderiam ter algum impacto. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
💡Análises longitudinais para entender completamente essas relações são necessárias.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📌Vale ressaltar que, semelhante a resultados anteriores, este estudo demonstrou associações entre idade, IMC e fatores de risco cardiovascular com a dor no ombro e a TMR.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Comentários

Postagens mais visitadas

Protocolo POLICE x PRICE

Treinar CrossFit ® é seguro?

O teste de WINDLASS é bastante preciso para diagnosticar fascite plantar