Atividade física menor que a quantidade recomendada pode prevenir o aparecimento de fatores biológicos de risco para doença cardiovascular

DOI: 10.1136/bjsports-2018-099740
IG LINK: @resgatedomovimento

É indiscutível que a atividade física é fundamental na prevenção de doenças cardiovasculares. Com base em fortes evidências científicas de benefícios para a saúde, muitas diretrizes recomendam que os adultos façam pelo menos 150 minutos por semana de intensidade moderada ou 75min por semana de intensidade vigorosa (Physical Activity Guidelines Advisory
Committee Report, 2008). Um estudo reuniu informações de impressionantes 198.919 participantes, com idade entre 18 e 97 anos, livre de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes na baseline (1997-2013), e foram acompanhados até 2016. Os autores partiram de um princípio que uma quantidade menor de atividade física já pode ser sufiente para reduzir mortalidade, mas se é suficiente para reduzir o desenvolvimento de fatores de risco para doenças cardiovasculares, é desconhecido. 🤔O que foi encontrado?

Em comparação com aqueles que eram sedentários, os adultos que realizaram cerca de metade da quantidade recomendada de atividade física tiveram risco 4-9% menor de obesidade, dislipidemia aterogênica, síndrome metabólica e diabetes tipo 2. Os autores sugerem que metade da quantidade recomendada de atividade física já pode ser uma meta de atividade física adequada para alguns adultos inativos.

É importante considerarmos que um terço ou mais dos adultos em todo o mundo não atingem a quantidade recomendada de atividade física.Para algumas pessoas que fazem pouca ou nenhuma atividade, cumprir as diretrizes mínimas pode ser uma meta árdua ou mesmo inatingível. Se uma meta inicial mais acessível e específica pudesse aumentar a saúde cardiovascular, ela poderia ser útil para alguns adultos inativos. Não só isso, metas iniciais mais simples podem favorecer a adesão a um programa de exercícios à longo prazo, o que imagino ser o objetivo de todo profissional de saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas

Protocolo POLICE x PRICE

Treinar CrossFit ® é seguro?

O teste de WINDLASS é bastante preciso para diagnosticar fascite plantar