Ventosa é eficaz em pacientes com dor cervical ?

IG LINK: @physioupdate

⏺️Os resultados atuais sugerem que a ventosaterapia pode ser eficaz para pacientes com dor cervical em termos de redução da dor, melhora da função e da qualidade de vida, quando comparada com nenhum tratamento ou controle ativo.

⏺️Contudo, os estudos foram bastante heterogêneos e o nível de evidência para os resultados dos estudos incluídos foi baixo ou muito baixo, evitando firmes conclusões sobre a eficácia dessa terapia para a dor cervical.

⏺️Embora essa revisão não tenha identificado efeitos adversos notáveis nos artigos incluídos, o uso da ventosaterapia não é isento de efeitos colaterais, e outros estudos bem delineados, que empreguem procedimentos padronizados são necessários para investigar os efeitos adversos potenciais dessa técnica. ⏺️Futuros estudos bem delineados, de alta qualidade metodológica são necessários para suportar a eficácia da ventosaterapia na dor cervical (artigo disponível - link na Bio).

⏺️O estudo reporta benefícios com o uso da técnica, mas sabemos que a mesma deve ser complementar no tratamento da dor cervical. TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO EFETIVO e EFICIENTE ($) deve ser implementado para esses pacientes (ver recomendações do último GUIDELINES do JOSPT para dor cervical, 2017 - artigo disponível - link na Bio).

Obs: no Guidelines não há recomendações de ventosaterapia.

Comentários

Postagens mais visitadas

Protocolo POLICE x PRICE

Treinar CrossFit ® é seguro?

O teste de WINDLASS é bastante preciso para diagnosticar fascite plantar