Correr com tênis altamente amortecidos aumenta a rigidez das pernas e amplifica impacto

DOI: 10.1038/s41598-018-35980-6
IG LINK: @resgatedomovimento

Um estudo desse ano publicado na Nature partiu de um pressuposto que, apesar de décadas de desenvolvimentos tecnológicos de tênis para corrida e do fato de que eles estão cada vez mais amortecidos - com o objetivo de minimizar o impacto nas pernas dos corredores - as lesões não diminuíram.

Para investigar esse paradoxo, os autores examinaram a carga de impacto e a mecânica da corrida de membros inferiores em um tênis maximalista com grande amortecimento (43 mm no calcanhar e 37 mm no antepé) e um tênis de corrida de controle convencional (33 mm no calcanhar e 22 mm no antepé), em duas velocidades de treinamento, 10 e 14,5 km / h.

Os resultados indicaram que os tênis maximalistas alteram a mecânica dos membros inferiores e amplificaram, em vez de atenuar, a carga de impacto. Esse resultado foi mais pronunciado na velocidade de corrida rápida (14,5 km / h), onde o pico de impacto da força de reação do solo e taxa de carga foram 10,7% e 12,3% maiores, respectivamente, no tênis maximalista comparado ao tênis convencional, enquanto apenas ligeiramente pico de maior impacto (6,4%) foi encontrado na velocidade de 10 km / h com o calçado maximalista.

Os autores atribuíram a maior carga de impacto com os calçados maximalistas à uma mecânica de membros inferiores mais rígida durante a aterrissagem em comparação com a corrida com os tênisconvencionais. Esses achados podem explicar por que os calçados com mais amortecimento não protegem contra lesões causadas por impacto.

Isso não significa que devemos começar todos a utilizar tênis minimalista para evitar lesões, os mecanismos de lesão interagem de forma tão linear assim. Muitos outros fatores como tempo de experiência com a corrida, biomecânica, lesões prévias, volume semanal de treinamento, etc também precisam ser monitorados.

Para quem gosta da abordagem dos sistemas dinâmicos como eu, o tipo de tênis parece agir como um parâmetro de controle para a coordenação mecânica de MI.

Comentários

Postagens mais visitadas

Protocolo POLICE x PRICE

Treinar CrossFit ® é seguro?

O teste de WINDLASS é bastante preciso para diagnosticar fascite plantar