A reconstrução precoce do LCA NÃO é necessária para evitar lesões adicionais no joelho

DOI: 10.1136/bjsports-2018-099842
IG LINK: @physioupdate

🔶Uma crença comum entre a comunidade ortopédica é de que a reconstrução do LCA (RLCA), sobretudo de maneira precoce, é necessária para prevenir lesões do menisco e da cartilagem articular. Só que os estudos que existem até o momento são limitados por vieses de seleção e de indicação. Além disso, não suportam a superioridade em relação a reabilitação baseada em evidências para a redução dessas lesões associadas.
🔶Estudos que encontraram maiores lesões associadas naqueles que foram submetidos a uma RLCA tardia (após tratamento não fundamentado/sem tratamento) em comparação com pacientes que foram submetidos a uma RLCA precoce NÃO DEVEM SER USADOS PARA JUSTIFICAR a recomendação da RLCA acima do tratamento com reabilitação baseada em evidências.
🔶Até o momento, só existe um ensaio clínico de alta qualidade metodológica (entre 412 inseridos na última revisão da Cochrane 2016) que não encontrou diferenças nos níveis de atividade, resultados auto-reportados, taxas de retorno ao esporte, alterações radiográficas e lesões meniscais 2 e 5 anos de seguimento entre os grupos randomizados e tratados (RLCA precoce vs terapia de exercício sozinho vs RLCA tardia). Além disso, RLCA precoce foi relacionada com piores sintomas após 5 anos.
🔶Retornar aos esportes de pivô, medo de nova lesão, função sub-ótima do joelho e retorno antes dos 9 meses está associado a maiores chances de nova lesão. Ou seja, existem muitos fatores para serem considerados (psicossociais, fisiológicos, biomecânicos) e não apenas “fazer ou não a reconstrução” p/ reduzir a probabilidade de nova lesão e lesões associadas.
🔶Evidências suportam a implementação de reabilitação (baseada em exercícios) como PRIMEIRA ABORDAGEM (mínimo 3 meses) após a lesão aguda do LCA. Clínicos devem EDUCAR OS PACIENTES em relação à modificação das atividades e otimizar a prontidão psicológica e função física antes de retornar ao esporte, independentemente da escolha do tratamento.

Comentários

Postagens mais visitadas

Protocolo POLICE x PRICE

Treinar CrossFit ® é seguro?

O teste de WINDLASS é bastante preciso para diagnosticar fascite plantar