Fortalecimento do quadríceps no membro não acometido pode ser eficaz na melhora da dor, função e excitabilidade cortical em pacientes que fizeram reconstrução do LCA

DOI: 10.1016/j.ptsp.2018.08.010
IG LINK: @phasegroup

🔎Em um estudo experimental, feito com 5 sujeitos submetidos a reconstrução do LCA (RLCA), foi verificado um melhora importante na função, dor, qualidade de vida e excitabilidade cortical após o tratamento que incluía fortalecimento do membro não lesionado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔶No estudo, cinco participantes realizaram um fortalecimento excêntrico, realizado no dinamômetro isocinético, de 8 semanas no membro não lesionado associado ao tratamento convencional no membro submetido a RLCA. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✅Após o período de tratamento os sujeitos apresentaram melhora da dor, função e qualidade de vida avaliada através do KOOS.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✅ Além disso, a excitabilidade cortical e espinal reflexa aumentaram sugerindo uma atividade muscular facilitada em resposta a estas alterações. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✅Por fim, a atividade cerebral, verificada através da Ressonância Magnética Funcional, demonstrou, após a intervenção, uma redução cerebral em áreas responsáveis pelo planejamento, tomada de decisão e controle motor associado ao movimento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
➕Segundo os autores, é possível que esta redução após intervenção represente uma menor demanda cognitiva para gerar contrações no quadríceps.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⚠Este estudo experimental é uma série de casos sujeito a uma porção de fatores de confusão e, portanto, é necessário cuidado ao extrapolar os dados do estudo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
💡Por hora esta intervenção parece ser eficaz, porém mais estudos experimentais com maior qualidade (e.g. RCTs) são necessários.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Comentários

Postagens mais visitadas

Protocolo POLICE x PRICE

Treinar CrossFit ® é seguro?

O teste de WINDLASS é bastante preciso para diagnosticar fascite plantar