Recuperação ativa baseada em evidências: Sera que realmente há recuperação psicofisiológica?

DOI: 10.1007/s40279-018-0916-2
IG LINK: @physioupdate

✔️"Active recovery” é definida como atividades que envolvem exercícios voluntários de baixa a moderada intensidade ou movimentos ativos realizados dentro de 1h após o treinamento e/ou competição.
✔️Alguns exemplos de recuperação ativa (RA) são mostrados na imagem acima, como exercícios de baixa intensidade na água ou no solo (pedalar, trotar, etc) e exercícios de baixa resistência. Além disso, pode-se perceber a gama de efeitos psicofisiológicos propostos. O principal deles resume-se na remoção de resíduos metabólicos do sangue e, consequentemente, redução da dor muscular, de lesões musculares, resultando em maior desempenho. Porém, o que temos atualmente de evidências para recomendar a RA?
✔️Na revisão sistemática com metanálise de Dupuy et al. (2018), foi mostrado que a RA só foi efetiva para a dor muscular tardia durante um curto período de tempo (<6 horas) após o exercício. Para as demais variáveis (percepção de fadiga e marcadores inflamat. sanguíneos) não houve alterações no mesmo dia e no dia seguinte. Aliás, houve aumento da percepção de fadiga 24 horas após o exercício. Ou seja, se o objetivo for reduzir a dor muscular no mesmo dia, é possível que seja utilizada, mas não espere recuperação psicofisiológica nos dias subsequentes.
✔️Van Hooren et al. (2018) sintetizou em sua revisão narrativa as evidências que compararam aquecimento ativo x passivo (sentar, deitar ou ficar de pé - sem andar). Os autores restringiram aos estudos que analisaram a RA executada +-1h após o exercício e investigaram se a RA poderia influenciar no desempenho durante sessões de exercícios ou competições no mesmo dia (até <4 horas) ou durante o dia seguinte. Os autores encontraram que a RA é, em grande parte, ineficaz para melhorar o desempenho esportivo no mesmo dia e também no dia seguinte, embora alguns efeitos benéficos foram observados neste último (variaram de acordo com o tipo de RA, exercício que precede a RA, experiência do sujeito e acreditações).
✔️Em relação ao tempo, Ortiz et al. (2018) mostraram que 6-10 minutos pode gerar resultados positivos no desempenho, embora as evidências sejam fracas.
✔️Everything goes according to your goals!
Vale a reflexão! 😊

Comentários

Postagens mais visitadas

Protocolo POLICE x PRICE

Treinar CrossFit ® é seguro?

O teste de WINDLASS é bastante preciso para diagnosticar fascite plantar