Pesquisa por si só não é suficiente para prevenir lesões esportivas

DOI: 10.1136/bjsports-2012-091434
IG LINK: @physioupdate

📚Venho lendo um pouco sobre esse assunto “complexo” (hehehe) e decidi compartilhar alguns tópicos que me ajudaram a entender essa “visão contemporânea".
❌A grande maioria das pesquisas que envolvem lesões esportivas não resultam em adequada disseminação ou amplo uso de intervenções efetivas. Conforme os pesquisadores geram conhecimento sobre fatores de risco, prevenção, inserção de condutas eficazes, essas informações precisam ser adotadas por aqueles que podem usá-las p/ melhorar a prática da #medicinaesportiva, como #fisioterapeutas,médicos, preparadores físicos, etc. Lacunas entre pesquisa-prática, prevenção-promoção, eficácia-efetividade, se originam do grande desafio científico de compreender a complexidade contextual da #lesãoesportiva, ou seja, o que realmente ocorre no “mundo real” (Fig 1).
🤔Será que o sucesso de uma intervenção em estudos "cuidadosamente controlados" poderia ser generalizado como "melhores práticas" p/ populações e situações amplamente variadas?
🎯Esse é um grande desafio p/ os pesquisadores, intervir no sistema social e permanecer fiel aos princípios científicos. Esse sistema social envolve a capacidade dos indivíduos de influenciar uns aos outros, modificar seu ambiente e ser influenciados pelo mesmo.
❌A #lesão esportiva, por exemplo, é um problema complexo. Contudo, complexidade não é sinônimo de complicado. Significa que existe uma inter-relação entre múltiplas variáveis que pode estar contribuindo para o surgimento de um problema(lesão). É diferente da ciência reducionista, a qual tenta controlar os efeitos da complexidade contextual, isolando os diferentes componentes de um problema e estudando-os de forma independente (Fig 2 e 3). Dessa forma, para se ter intervenções efetivas e eficazes, não há como se trabalhar isolado, o trabalho multidirecional é necessário, envolvendo pesquisadores, clínicos, profissionais da área, atletas, membros da comunidade, entre outros.
▶️Talvez a verdadeira barreira não seja a falta de compreensão, mas uma falha em escutar o outro! Tem muita gente com conhecimentos valiosos que podem aprimorar as pesquisas na área, tornando-a mais relevante, mais prática e mais aplicável no mundo real. #aproximação

Comentários

Postagens mais visitadas

Protocolo POLICE x PRICE

Treinar CrossFit ® é seguro?

O teste de WINDLASS é bastante preciso para diagnosticar fascite plantar