Opinião de pesquisadores em relação a "Medicina Complementar e Alternativa no Esporte"

DOI : 10.1136/bjsports-2017-097747
IG LINK: @physioupdate

➡️O que sabemos (cientificamente falando) sobre as terapias alternativas e complementares aplicadas a medicina esportiva, é suficiente para respaldar o uso na prática clínica?
➡️Até o momento, grande parte dos tratamentos alternativos e complementares são baseados em princípios, crenças e/ou estudos de baixa qualidade metodológica.
↪️"Mas pq o meu atleta/paciente melhora?" Essa pergunta é sempre "alvo" de reflexões.
↪️Já parou para refletir que, quando um profissional utiliza de tratamentos alternativos e complementares (ex: ventosaterapia, KT, etc) e verifica melhora dos sintomas, pode ser devido ao efeito placebo do tratamento(que na verdade seria o sham).
➡️Historicamente, o efeito placebo foi considerado um fenômeno inespecífico, contudo, estudos recentes indicam numerosos neurotransmissores operando, como dopamina e opioides endógenos. Conexões entre o cérebro, a fisiologia e mecanismos têm sido utilizados para TENTAR ARGUMENTAR possíveis efeitos de algumas terapias complementares e alternativas. Os pesquisadores até tentam comprovar algum efeito, mas os resultados não são superiores ao placebo.
➡️Cris Beddie et al., propuseram cinco desafios de que os mecanismos placebo legitimam o uso da terapia complementar/alternativa na Medicina/Fisioterapia Esportiva (VER LINK NA BIO). Basicamente, os cinco itens buscaram mostrar aos profissionais que, o que comprova os efeitos de intervenções com base nessas terapias complementares eram as respostas neurofisiológicas do placebo.
➡️Os autores destacaram ainda que, existe uma discrepância entre 1) a falta de evidência para determinado efeito e 2) a evidencia para falta de efeito. Profissionais devem considerar os tratamentos que NÃO são baseados em evidências com CAUTELA e resistir à TENTAÇÃO de CONFIAR EM EFEITOS NÃO ESPECÍFICOS como base para prescrição.
➡️Na medicina esportiva, o resultado muitas vezes é + importante do que o mecanismo. Por isso que as terapias "milagrosas" chegam no mercado e ganham espaço entre os profissionais. Os "produtos" vão diretamente para as "prateleiras", sem serem testados/comprovados previamente. A ansiedade pelo resultado e pelo lucro são tão grandes que superam a ética profissional.

Comentários

Postagens mais visitadas

Protocolo POLICE x PRICE

Treinar CrossFit ® é seguro?

O teste de WINDLASS é bastante preciso para diagnosticar fascite plantar