Múltiplas aplicações de crioimersão nas primeiras 72h após o esforço influenciam na recuperação fisiológica?

DOI: 10.1038/s41598-018-28942-5.
IG LINK: @physioupdate

➡️Nas primeiras 72 horas após uma lesão muscular, o “protocolo” envolve (frequentemente) a aplicação da crioterapia (além de outros recursos terapêuticos). A teoria que justifica essa intervenção, está relacionada ao tratamento intensivo durante a fase de destruição da regeneração muscular (0-72hs; ruptura da membrana celular, morte de miofibras, edema muscular e processo inflamatório). Porém, os mecanismos relacionados, especificamente, aos efeitos dacrioimersão no dano muscular induzido pelo exercício ainda não estão bem esclarecidos. Estudos sugeriram o que já conhecemos em relação aos efeitos da crioterapia (de uma forma geral), como a redução da temperatura e, consequentemente, da taxa metabólica, diminuindo as espécies reativas de O2 e o processo inflamatório, minimizando o dano muscular secundário. Além disso, a grande maioria dos estudos com crioimersão, realizaram uma única sessão e investigaram os efeitos agudos (e residuais) ao longo dos dias (por ex: até 72 hs pós-crioimersão).
➡️Fica a pergunta: será que múltiplas aplicações de crioimersão nas primeiras 72 horas após o esforço influenciam na função muscular, marcadores do dano muscular, inflamação sistêmica e na degradação da matriz extracelular?
➡️Para resolver essa questão, os autores acima (grupo brasileiro) recrutaram 30 jovens e distribuíram aleatoriamente em 2 grupos (CRIO e CONT). As variáveis analisadas podem ser vistas acima, assim como os principais resultados e justificativas para os achados.
➡️De uma forma geral, aplicações múltiplas de crioimersão foram eficazes para atenuar marcadores indiretos do dano muscular (dor muscular, espessura muscular e atividade da CK). CONTUDO, parece não ser eficaz na inflamação sistêmica e marcadores de degradação da matriz, além de não recuperar a função muscular. Embora o estudo apresente algumas limitações, cabe refletir qual o seu objetivo na hora de utilizar o método. 
Obs: diante da impossibilidade de escrever tudo aqui, tentei resumir as principais informações acima (por isso ficou c/ bastante texto). Dá um "zoom" na imagem,achei importante! 😊

Comentários

Postagens mais visitadas

Protocolo POLICE x PRICE

Treinar CrossFit ® é seguro?

O teste de WINDLASS é bastante preciso para diagnosticar fascite plantar