Como mensurar a recuperação do atleta?

DOI : 10.1123/ijspp.2017-0759
IG LINK: @physioupdate

🆙 Foi publicado recentemente um consenso sobre “Recovery and Performance in Sport” (2017). Um dos tópicos abordados envolve “AVALIAR A RECUPERAÇÃO DO ATLETA”. Como quantificar?
🔘Podemos refletir na seguinte situação: o seu atleta de triathlon finalizou um treino intenso (1K natação; 6K corrida; 25K pedal), visando uma competição. O mesmo terá 24 horas de recuperação. Como quantificar se o atleta estará “pronto” para o próximo treino?
🔘Bem, antes de tudo, você deverá ter alguns valores: 1) valor basal, antes do treino (ou valores anteriores p/ comparação); 2) valor após o treino (ou do próprio treino –ex: tempo de execução); 3) após o recovery que você implementar (pode ser um pouco antes do novo treino ou mesmo o tempo que atleta concluirá o novo treino).
🔘Que variáveis quantificar? De acordo c/ o estudo, são MEDIDAS de DESEMPENHO, FISIOLÓGICAS e PSICOLÓGICAS, que poderão repercutir o equilíbrio biofísico de seu atleta(avaliando, sobretudo, os sinais de fadiga).
🔵 DESEMPENHO: 1) resultados de treinamentos e competições; 2) medidas de potência, como saltos ou outros esforços submáximos; 3) validade ecológica (atividades que estejam próximas às executadas pelo atleta, como sprints no solo ou água - caso em questão).
🔵 FISIOLÓGICAS: 1) SN Autônomo (frequência cardíaca e/ou variabilidade da FC no pós-exercício e repouso - deve-se atentar com as variações do treinamento/carga); 2) Lactato sanguíneo (embora seja bastante debatido), CK (marcador de lesões - usado muito em esportes de equipe), nitrogênio ureico no sangue (corredores), cortisol da saliva, testosterona livre e/ou IGF-1.
🔵 PSICOLÓGICAS: uma escala bastante usada é a BORG. Mas existem outras, como a RPE (taxa de esforço percebido), Perfil do estado de humor, questionário de recuperação e estresse, escala de recuperação aguda e estresse, etc. Além disso, podem ser implementadas uma simples EVA–em repouso e movimento, assim como quantidade e qualidade do sono.
🔴Deve-se TAMBÉM sempre estar atento ao monitoramento de CARGAS EXTERNAS(como dispositivos que mensuram potência, tempo de treino, analise de movimentos) e CARGAS INTERNAS (já mencionadas!). Registre! 😊 

Comentários

Postagens mais visitadas

Protocolo POLICE x PRICE

Treinar CrossFit ® é seguro?

O teste de WINDLASS é bastante preciso para diagnosticar fascite plantar