Antes de confirmar lesão de LCA, exclua uma possível lesão de LCP

DOI: 10.1177/036354659402200419
LINK IG: @fisiobaseadoemevidencias

No último post, mostramos que o melhor teste para "confirmar" a hipótese de lesão de Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é o de LACHMAN.
.
📣 Entretanto, sugerimos que - ANTES DE REALIZAR O TESTE DE LACHMAN - você  exclua a possibilidade de ser uma lesão de Ligamento Cruzado Posterior (LCP).
.
❓ PORQUE? Um paciente com lesão de LCP apresentará  uma "queda" posterior da tíbia. Se você realizar o teste de LACHMAN nessa situação, a tíbia irá deslizar excessivamente para a frente (teste +) porém, será para retornar ao seu lugar de origem e não um avanço patológico.
.
🚨 Essa situação fará com que tenhamos um teste FALSO POSITIVO e consequentemente um diagnóstico equivocado e um tratamento mal sucedido.
.
📌 Mas a grande pergunta é: qual o  melhor teste para excluir a hipótese de lesão de LCP?
.
📄 Felizmente, o teste do sinal da queda posterior (posterior sag sign) apresenta uma Razão de Probabilidade Negativa (RPN) de 0.2. Isso significa que, quando NEGATIVO, ele é muito útil para excluir lesão de LCP.
.
👐 Este teste consiste em colocar o paciente em decúbito dorsal, com 45° de flexão de quadril e 90° de flexão de joelho e observar. Se o fêmur e a tíbia se mantiverem nivelados ou a tíbia tiver um pouco mais "alta", o teste é NEGATIVO.

Comentários

Postagens mais visitadas

Protocolo POLICE x PRICE

Treinar CrossFit ® é seguro?

O teste de WINDLASS é bastante preciso para diagnosticar fascite plantar