"Alongar antes do treino reduz o desempenho" Será?

DOI : 10.1249/MSS.0000000000001539.
IG LINK: @physioupdate

🆙Várias revisões sistemáticas já concluíram REDUÇÃO DO DESEMPENHO quando rotinas de alongamento foram incluídas previamente ao exercício. No entanto, a maioria dos estudos com essa temática carecem de VALIDADE EXTERNA, ou seja, replicar o que REALMENTE acontece na prática.
Motivos:

1) Grande parte dos estudos apresentaram DURAÇÕES TOTAIS MAIORES do que tipicamente observamos um atleta realizar; 
2) O alongamento foi realizado SOZINHO, raramente seguido por rotinas de aquecimento do esporte;
3) Normalmente os participantes são familiarizados com os testes (por ex.: teste isocinético, salto sobre plataforma, etc); já os atletas são familiarizados com suas habilidades esportivas, o que reduziria as chances da influencia; 
4) Grande problemas na VALIDADE INTERNA dos estudos (cegamento do avaliador, amostra não aleatorizada, etc).
☑️Estudo publicado recentemente pelo grupo do Anthony Kay e David Behm (grandes estudiosos na temática), buscaram sanar essas limitações. Os autores investigaram os efeitos do alongamento estático (curta e “longa” duração) e dinâmico (inseridos em rotinas de aquecimento) na flexibilidade, Sprint, salto e mudança de direção em 20 homens atletas.
✔️O design do estudo foi um cross-over, aleatório (cada atleta executou todas as quatro sessões de testes abaixo, com no mínimo 72hs de intervalo).
✔️Após um aquecimento de baixa intensidade 50% (esforço percebido), foi realizado: 
1) Alongamento estático (5 segundos – menor duração);
2) Alongamento estático de 30 s (30s; séries de 3 × 10 – maior duração);
3) Alongamento dinâmico (5 repetições - por grupo muscular);
4) Sem alongamento.
As séries foram em 7 regiões dos membros inferiores e 2 regiões dos membros superiores (olhar arquivo suplementar do estudo).
✔️Ao final, executaram um aquecimento de intensidade maior (60% esf. percebido) e realizaram as avaliações (flexib., diferentes saltos vert., T- agility e 20-m Sprint). ☑️RESULTADOS: 1) os atletas sentiram-se MAIS PREPARADOS com o alongamento estático ou dinâmico. 2) NÃO alterou a flexibilidade e desempenho físico. 3) É IMPROVÁVEL que incluir alongamentos de CURTA DURAÇÃO em ROTINAS altere o desempenho.
❎Então, porque RETIRAR? 🤔

Comentários

Postagens mais visitadas

Protocolo POLICE x PRICE

Treinar CrossFit ® é seguro?

O teste de WINDLASS é bastante preciso para diagnosticar fascite plantar