Treinamento proprioceptivo reduz a taxa de entorse de tornozelo

DOI:10.1016/j.jsams.2014.04.005
IG LINK:@phasegroup

🔥Treinamento proprioceptivo reduz a taxa de entorse de tornozelo.
.
🔷Foi conduzida uma revisão sistemática com metanálise, com o objetivo de determinar se o treino proprioceptivo (sensório-motor) de maneira isolada é efetivo para reduzir a incidência ou taxa de recorrência de entorse de tornozelo entre praticantes de esportes.
.
🔷Para participar no estudo, o grupo intervenção deveria realizar o treino proprioceptivo de maneira isolada, e o grupo controle outras intervenções (treino de força, aquecimento, uso de órtese).
.
🔷Ao final foram inseridos 7 estudos (envolvendo 3726 participantes), dos quais 3 foram considerados de excelente qualidade, 2 boa qualidade e 2 moderada qualidade.
.
📚Resultados:
.
✔Houve significativa redução na taxa de entorse de tornozelo a favor do grupo intervenção (IC 0.55 - 0.77).
.
✔Quando realizada a análise de subgrupos para verificar o efeito preventivo do treino proprioceptivo exclusivamente em atletas com histórico de entorse de tornozelo foram observados resultados semelhantes a favor do grupo intervenção (IC 0.51 - 0.81).
.
🔶Conclusões:
.
✔O treinamento proprioceptivo é eficaz na redução da taxa de entorses de tornozelo em praticantes de esporte.
.
✔Os benefícios preventivos são bem estabelecidos em atletas com histórico de entorse de tornozelo, mas ainda é inconclusivo para garantir a prevenção de lesões em atletas sem histórico de lesão prévia.

Comentários

Postagens mais visitadas

Protocolo POLICE x PRICE

Treinar CrossFit ® é seguro?

O teste de WINDLASS é bastante preciso para diagnosticar fascite plantar