Não pense no movimento durante o exercício, mas no resultado para melhorar a performance

DOI: 10.1016/j.jsams.2010.07.002
IG LINK:@phasegroup

🔹O foco da atenção durante uma tarefa tem sido discutido. O foco interno é aquele onde o indivíduo está mais atento ao padrão e componentes do movimento necessário para a tarefa (ex. posição da perna e pé quando chutar uma bola) e o foco externo o indivíduo está atento ao desfecho da tarefa (ex. onde chutar a bola, distância do gol e posicionamento do goleiro).
.
🔹Algumas pesquisas mostram que o foco externo gera um melhor resultado, pois o corpo se adaptaria automaticamente da melhor forma, enquanto o interno geraria dificuldades para uma auto-organização por conta de maior número de processamento consciente e não automáticos.
.
🔸Porém, outras teorias afirmam que os processos motores são mais complexos, e que o foco interno é importante no início, onde o resultado não é o primordial (aprendizado) e o foco externo importante no processo de automatização, onde o resultado passa a ser o principal.
.
🔸Esses pressupostos parecem ser relevantes por exemplo na prevenção de lesões e retorno ao esporte, pois estas são fases onde a educação do movimento se faz bastante presente.

Comentários

Postagens mais visitadas

Protocolo POLICE x PRICE

Treinar CrossFit ® é seguro?

O teste de WINDLASS é bastante preciso para diagnosticar fascite plantar