Fatores de Risco biomecânicos em LCA : Tronco

DOI: 10.1097/JES.0b013e3182297439
IG LINK: @phasegroup

🔹Faremos aqui uma série de posts sobre alguns fatores de risco biomecânicos para lesão de LCA e valgo dinâmico. O primeiro a ser abordado será o controle neuromuscular de tronco.
✅Um estudo prospectivo avaliou o deslocamento lateral de tronco dos participantes em uma atividade onde ocorreria uma perturbação repentina enquanto eles estariam numa plataforma com apoio unipodal. A hipótese seria que quanto maior o deslocamento de tronco, maior o risco de lesão no joelho.
📊Resultados: Em um período de 3 anos, os atletas que tiveram lesão no joelho foram aqueles que apresentaram maior deslocamento lateral de tronco quando comparados aos que nao tiveram lesão.
🤔✔Possíveis Justificativas:
Quando o tronco move lateralmente em relação a perna de apoio, o vetor de força de reação do solo também move lateralmente e aumenta a carga abdutora (valgo) no joelho.
Tentando uma compensação e manutenção da postura, existe um aumento do torque adutor de quadril, que também aumenta a carga abdutora de joelho.
O aumento da carga em valgo de joelho põe os ligamentos em estresse e pode até desencadear dor e um ciclo mecânico que se desenvolve para um mecanismo de lesão.
🏋🏻✔Implicações clinicas:
Esse mecanismo parece ser mais presente em mulheres visto que o modelo de predição de lesão demonstrou ser mais sensível e específico a população feminina.
Desta forma o treinamento de controle neuromuscular pode ser uma importante ferramenta a fim de evitar um aberrante deslocamento lateral de tronco. Alguns estudos apontam que esse tipo de treino reduz o recrutamento de adutores do quadril gerando uma diminuição na carga lateral do joelho com consequente menor momento valgo e estresse ligamentar.

No proximo post dessa série, falaremos sobre a relação do compartimento lateral do quadril e LCA.

Comentários

Postagens mais visitadas

Protocolo POLICE x PRICE

Treinar CrossFit ® é seguro?

O teste de WINDLASS é bastante preciso para diagnosticar fascite plantar