Exercício de ponte com abdução de quadril ou sobre superfície instável facilita o recrutamento da musculatura estabilizadora do tronco

DOI: 10.1016/j.bjpt.2017.09.005
IG LINK:@phasegroup

🔹Recentemente postamos aqui os resultados de uma Revisão Sistemática que verificou que o déficit de estabilidade do CORE está associada com desenvolvimento de lesões no MMII. .
🔹Uma vez identificado o fator de risco é necessário traçar estratégias de prevenção/tratamento para diminuição do risco de lesões. .
🔹Um artigo publicado recentemente no Brazilian Journal of Physical Therapy verificou que o exercício ponte associado com abdução do quadril ou feito em superfície instável é capaz de facilitar a ativação dos músculos Oblíquo Interno e Reto do Abdome.
.
🔹No estudo foram incluídos 15 indivíduos jovens saudáveis. A análise da atividade muscular foi verificada em 4 posições distintas: 1) Ponte com base estável 2) Ponte unilateral 3) Ponte unilateral com superfície instável 4) Ponte unilateral com abdução do quadril. .
🔹Nos resultados os autores verificaram ainda que a atividade eletromiográfica do músculo Reto Abdominal foi maior durante a ponte unilateral com abdução do quadril e sobre superfície instável. .
🔸Implicações: Estabilidade do CORE está associado com desenvolvimento de lesões nos MMII. O exercício ponte e suas variações são eficazes no recrutamento da musculatura estabilizadora do tronco e portanto, pode aumentar a estabilidade do CORE!

Comentários

Postagens mais visitadas

Protocolo POLICE x PRICE

Treinar CrossFit ® é seguro?

O teste de WINDLASS é bastante preciso para diagnosticar fascite plantar