Consenso sobre concussão no esporte da quinta conferência de concussão no esporte em Berlim

DOI: 10.1136/bjsports-2017-097699
IG LINK:@phasegroup

📌 Recentemente presenciamos a lesão do atleta Lucas Pratto do São Paulo Futebol Clube diante do jogo contra o Palmeiras.
.
⚠️Apesar de ser uma lesão muito impactante, a concussão relacionada ao esporte (CRE) é mais comum do que imaginamos e algumas questões precisam ser esclarecidas.
.
🛑O consenso sobre concussão no esporte, realizado na quinta conferência de concussão no esporte em Berlim definiu alguns pontos importantes, dentre eles:
.
✔O jogador deve ser avaliado por um médico ou equipe de cuidados em saúde licenciado no local, e uma atenção especial deve ser dada para exclusão de lesão cervical.
.
✔Se não houver atendimento especializado no local, o atleta deverá ser removido com segurança do local e encaminhado para um serviço especializado.
.
✔ O atleta que apresentar suspeita de CRE não deverá ser autorizado a voltar ao jogo no dia da lesão.
.
✔A suspeita do diagnóstico pode incluir: dor de cabeça, perda da consciência, amnésia, sonolência, desequilíbrio na marcha, etc).
.
✔O retorno ao esporte deve ser realizado de maneira gradual após um período inicial de 24 a 48 horas de repouso. Uma vez que os sintomas não apresentem recorrência, normalmente em uma semana o atleta poderá ser liberado para a prática normal da atividade.
.
Tem interesse em conferir o consenso completo?

Comentários

Postagens mais visitadas

Protocolo POLICE x PRICE

Treinar CrossFit ® é seguro?

O teste de WINDLASS é bastante preciso para diagnosticar fascite plantar