Tração lombar tem pouca ou nenhuma influência na lombalgia

DOI: 10.1002/14651858.CD003010.pub5
LINK IG: @fisiobaseadoemevidencias

É corriqueiro utilizar tração para tratar lombalgia (com ou sem envolvimento ciático), sendo este inclusive o "carro-chefe" de algumas clínicas.
.
❓Mas é porque todo mundo faz que você vai fazer também??? NÃO!!
.
📌 Primeiro: como diz sua mãe, você não é todo mundo!!
.
📌 Segundo... você é um(a) Fisioterapeuta Basead@ em Evidências e só incorpora uma conduta na sua prática clínica se existirem evidências de que ela é eficaz.
.
📣 Já que é assim, então vai ficar para a próxima!! Essa é a terceira vez que uma revisão sistemática da Cochrane sobre esse tema é atualizada.
.
📄 Na última atualização, Wegner e cols. (2013) concluíram que TRAÇÃO, seja ela MECÂNICA (feita pela máquina) ou MANUAL (feita pel@ fisioterapeuta) têm PEQUENA ou NENHUMA influência na intensidade da dor, função ou retorno ao trabalho em pacientes com dor lombar.
.
⚠ Essas conclusões são baseadas em trabalhos de baixa a moderada qualidade... portanto, não é a última palavra sobre o tema.
.
🚨 Entretanto, essa NÃO DEVE SER uma justificativa para "vamos usar até saber se presta ou não", mas sim um chamado para REFLETIR:
.
💭 Para que submeter seu paciente com lombalgia a um tratamento caro, complexo e (até então) ineficaz, se existem outras técnicas mais BARATAS, SIMPLES e EFICAZES?
.
🙏 Por favor... Choosing Wisely!!

Comentários

Postagens mais visitadas

Protocolo POLICE x PRICE

Treinar CrossFit ® é seguro?

O teste de WINDLASS é bastante preciso para diagnosticar fascite plantar