Auto liberação miofascial: funciona como estratégia de recuperação?
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
PMID: 26618062
IG LINK: @physioupdate
IG LINK: @physioupdate
- 🔷O uso da auto liberação miofascial tornou-se uma prática comum nas áreas da Fisioterapia e Educação Física para tratar ou prevenir restrições de tecidos moles. O foam roller (FR) e os diversos tipos de roller massagers (RM) são os mais frequentemente utilizados. Evidências sugerem o aumento da ADM, a melhora da recuperação após o exercício, reduzindo a dor muscular tardia (DMT), além do aumento no desempenho. A última revisão sistemática publicada com a temática (Cheatham et al., 2015), fundamentou-se em 14 Ensaios Controlados Randomizados (ECR’s), que obtiveram pontuação de 6 a 10, com base na Physiotherapy Evidence Database (PEDro).
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
🔺🔺Principais achados🔺🔺 ➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ ➖➖ ➖
🔘Quando o objetivo é ganho de ADM: parece que FR por 30s – 1 min (2 a 5 sessões) ou RM por 2 minutos (2 a 5 sessões) pode trazer benefícios a curto prazo na ADM (quadril, joelho e tornozelo), sem alterar o desempenho.
_________
➖🔘Quando o objetivo é REDUZIR A DOR MUSCULAR: parece que FR 20 minutos/dia, durante 3 dias, pode REDUZIR o nível de dor. RM utilizado após o exercício (por 10 minutos), pode reduzir a dor até 30 minutos.
__________
➖🔘Quando o objetivo é DESEMPENHO: parece que 1 sessão (30 segundos) de FR ou 1 sessão (2 minutos) de RM nos membros inferiores, não aumenta ou afeta negativamente o desempenho, mas pode alterar a percepção de fadiga.
___________
Ou seja, o que podemos concluir são resultados a curto prazo. Existem INÚMERAS limitações nos estudos: vieses de confundimento; diferentes tempos de tratamento, cadência e pressão; diferentes tipos de rolos (maior densidade pode ter um efeito mais forte do que densidade mais suave); tempo de efeito (apenas a curto prazo, sem follow up), mecanismos desconhecidos. É importante ressaltar que essa é uma área em crescimento cientifico, o que limita a extrair qualquer conclusão. Embora seja largamente utilizado, é importante ter em mente que precisamos de pesquisas de boa qualidade para ajudar na construção do conhecimento prático.
Comentários
Postar um comentário