Treinar pesado causa lesão !?

DOI: 10.1136/bjsports-2015-095788
IG LINK:@phasegroup

O BJSM é a revista de maior fator de impacto em Sports Sciences. Escolhemos o TOP 5 artigos mais comentados do BJSM em 2016 pra comentar durante a semana.
.
O primeiro trata do paradoxo da prevenção de lesão-treinamento. Alguns afirmam que uma alta carga de treinamento causa lesão. Outros sugerem que alta carga crônica de treinamento é necessária pra um efeito protetor. O que realmente acontece?
.
O que parece aumentar o risco de lesão é a MUDANÇA SÚBITA na carga de trabalho. Atletas de rugby foram avaliados e aqueles que tinham uma ELEVAÇÃO aguda semanal acima de 10% em suas cargas de trabalho tinham MAIOR risco de lesão. OK, mas como foi calculada a carga de trabalho?
A percepção de esforço foi utilizada (intensidade da sessão de treino de 1 a 10) e multiplicada pela duração da sessão gerando a unidade de carga de trabalho utilizada no estudo.
.
O autor adiciona ainda o conceito de razão de carga de trabalho aguda pela carga de trabalho crônica. A carga aguda seria aquela realizada durante o período de até 1 semana enquanto a crônica seria aquela realizada de 3-6 semanas.
.
Uma carga de trabalho muito grande em 1 semana dividido por uma determinada intensidade crônica (3-6 sem) gera uma razão de valores muito altos.  Essa razão alta estaria relacionada com um aumento do risco.
.
Como conclusão, parece que existe uma relação de carga de trabalho e lesão. Porém, é a mudança súbita dessa carga que está relacionada com o aumento do risco.

Comentários

Postagens mais visitadas

Protocolo POLICE x PRICE

Treinar CrossFit ® é seguro?

O teste de WINDLASS é bastante preciso para diagnosticar fascite plantar